Dojo na Praça do Conhecimento

Salve Groovistas!

Desta vez este post é para falar de como foi o primeiro de muitos dojos na praça do conhecimento, uma entidade filantrópica que tem como objetivo trazer a tecnologia para a rotina das crianças do Alemão.

Faço parte da lista do dojorio onde o Felipe Melo, uns dos professores do local, postou um convite para elaborar um dojo na praça do conhecimento. Como neste dia a minha tarde de sábado estava livre, pude aproveitar e ir ajudar a galera do dojo.

Aventura

Para mim, foi uma super nova experiência, pois foi a primeira vez que eu entrei em uma comunidade sozinho e o mais legal é que toda aquela impressão que eu tinha foi quebrada até pela recepção das pessoas que me ajudaram a chegar à praça do conhecimento, que por sinal possui uma super infraestrutura de ensino. Fiquei muito feliz em ver iniciativas deste nível acontecendo em uma comunidade e dando certo. Crianças com acesso a internet, cursos voltados para tecnologia e agora dojo de programação rsrs!

Devido alguns contratempos, não foi possível a presença daqueles que de fato sabem configurar um ambiente para dojo (Lembrando que eu só frequento dojos, nunca criei nem preparei o ambiente de um).

Preparar o ambiente para o dojo foi a segunda parte da aventura!

Infraestrutura

Comecei este processo mostrando a galera presente, o github, já que a primeira coisa que me veio em mente foi baixar o DojoTimer – ( Quem disse que eu consegui botar a bagaça para funcionar rsrs). Durante este overview pelo GitHub, pude apresentar a filosofia de programar não só por dinheiro, mas , mais ainda por uma realização pessoal e ser colaborativo que é a filosofia de desenvolvimento que eu acredito ser a correta.

Apresentei o GitHub, mas não consegui configurar o DojoTimer, onde para minha supresa, um dos presente sugeriu ver um projeto pronto para entender como o teste estava sendo executado. Tai!!! Eu aprendi junto com os caras como funcionava o teste unitário do python seguindo o fizzbuzz feito no meu primeiro dojo na globo (ainda bem que o código tinha sido postado no github).

Mudando o Planejamento

No meio da explicação do FizzBuzz um dos presente perguntou, “para que isso serve”! Essa pergunta me fez pensar no padrão falido de ensino que temos e que eu estava indo no mesmo caminho. Naquele lugar eu não estava lidando com programadores e alguns nem sabiam se gostariam de ser programadores! Lembrei na mesma hora da pesquisa do Carlos Flores sobre ensino, onde o primeiro passo é criar um produto! Foi exatamente isso o que iriamos fazer, algo que eles gostaria de ver funcionando.

Grails

Apesar de eu ser um fã de python eu me considero um evangelista grails, e não pude perder a oportunidade.  Para mostrar como grails é simples um dos presentes foi chamado para preparar o ambiente para grails e criar o projeto.

O voluntário a programador foi o Grande Lucas! Que fez tudo corretamente, o problema foi minha falta de conhecimento, onde após o projeto pronto não foi possível criar o CRUD devido a falta do jar do hibernate, que eu não consegui identificar o real motivo!!!

Conteúdo Nerd Total

Como o ambiente que eu criei estava furado! Rsrs! Mostrei uma apresentação do grails que eu tinha montado para o OpenSpace e a galera curtiu bastante!  Até um coordenador presente acho o grails simples!!

Após uma apresentação desse tipo, nada como um papo descontraído sobre como funciona a rotina de um desenvolvedor e foi disso que o nosso dia foi preenchido!! Foi basicamente um intensivo de oque um programador deve conhecer.

Falamos sobre: Git, Github, Heroku, Linux, Ubuntu, Python, aplicações científicas, biotecnologia, GrokPodCast e NerdCast. Para mim foi a melhor parte do dia!!

Por fim, participar deste tipo de evento não tem preço, principalmente quando você contribui diretamente!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: